Rita Mendes fez o Curso de Violino no Conservatório Nacional de Lisboa e prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Roterdão (Holanda) onde se licenciou em Pedagogia do Violino.
Estudou Metodologia com Peter de Leeuw (Conservatório de Roterdão), Johannes Lievaart (Método Suzuki), Joyce Tan (Conservatório de Utrecht) e Qui van Woerdekom.
Trabalhou como professora de violino nas escolas de música de Santarém, Tomar, Roterdão, Woerden, Gouda e Zoetermeer.
Frequentou cursos de pós-graduação em Pedagogia com Sheila Nelson (Guildhall School of Music and Drama), Caty Shepheard (professora na Musik Hochschule Dusseldorf) e com os fundadores do método Colour Strings (East Helsinki Music Institut).
De regresso a Portugal, foi Directora Pedagógica do Conservatório de Leiria e professora na Escola de Música de Linda-a-Velha.
Iniciou o Projecto Violinos em Festa que promove acções de divulgação do violino em Portugal e na Holanda. Apresentou este Projecto em Cabo Verde (em presença de representantes da UNESCO) e em acções de formação organizadas pela ESTA (European String Teachers Association).
É responsável pelos Projectos de ensino de violino em grupo na Fundação O Século (Violinos do Século) e no Museu do Oriente (Violinos do Oriente).
A concretização do Projecto Violinos em Festa só foi possível graças à colaboração de inúmeros amigos, na Holanda e em Portugal.
Os violinos foram comprados e reparados nas oficinas dos luthiers Robert Walters (Roterdão), família Bouman (Haia), Judith Bauer (Lisboa), Sr. Rodrigues (Carcavelos), Maria José Sebastião.
O Planeta Tangerina realizou o logotipo. Os realizadores Pedro Senna Nunes (versão portuguesa) e Adolfo Estrada fizeram os vídeos. Os fotógrafos Edward Susanna, Margie Geerlinks e Peter Vinken, Kim Schonewille entre outros, disponibilizaram as suas fotos. A Maria Trigo idealizou e realizou este site.