Notas biográficas

Rita Mendes fez o Curso de Violino no Conservatório Nacional de Lisboa e prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Roterdão (Holanda) onde se licenciou em Pedagogia do Violino.
Estudou Metodologia com Peter de Leeuw (Conservatório de Roterdão), Johannes Lievaart (Método Suzuki), Joyce Tan (Conservatório de Utrecht) e Qui van Woerdekom.
Trabalhou como professora nas escolas de música de Roterdão, Woerden, Gouda e Zoetermeer.
Frequentou cursos de pós-graduação em Pedagogia com Sheila Nelson (Guildhall School of Music and Drama), Caty Shepheard (professora na Musik Hochschule Dusseldorf) e com os fundadores do método Colour Strings (East Helsinki Music Institut).
De regresso a Portugal, foi Directora Pedagógica do Conservatório de Leiria.
Desenvolve acções de divulgação do violino junto do grande público em escolas do ensino básico, bibliotecas e centros culturais.
Foi convidada para apresentar o projecto Violinos em Festa em Cabo Verde (em presença de representantes da UNESCO) e em acções de formação organizadas pela ESTA (European String Teachers Association).
Actualmente lecciona na Escola de Música de Linda-a-Velha e desenvolve um projecto piloto no âmbito da pedagogia do violino na SMUP da Parede.



Apoios

A concretização do Projecto Violinos em Festa só foi possível graças à colaboração de inúmeros amigos, na Holanda e em Portugal.
Os violinos foram comprados e reparados nos luthiers Robert Walters (Roterdão), a família Bouman (Haia), a Judith Bauer (Lisboa), o Sr. Rodrigues e a Dª Fátima (Carcavelos) e a Maria José Sebastião.
O Planeta Tangerina realizou o logotipo. Os realizadores Pedro Senna Nunes (versão portuguesa) e Adolfo Estrada (versão holandesa) deram um contributo decisivo na divulgação do Projecto.
O compositor Vasco Negreiros enriqueceu o Projecto com músicas originais. Os fotógrafos Edward Susanna, Margie Geerlinks e Peter Vinken, entre outros, disponibilizaram as suas fotos. A Maria Trigo idealizou e realizou este site.